O deputado da CASA-CE pelo Namibe, Sampaio Mucanda, pediu à Procuradoria da República naquela província angolana para abrir “um inquérito” ao mais recente concurso público para professores, alegando ter havido irregularidades no mesmo.
Mucanda falava após um encontro com o subprocurador Pedro Fonseca com quem discutiu questões relacionadas com o trabalho da procuradoria dentro da iniciativa “deputação de proximidade”.
O parlamentar disse ter cópias de pautas do concurso que mostram claramente que alguns candidatos foram admitidos apesar de terem notas inferiores a outros.
Mucanda acrescenta que o governador tinha recusado encontrar-se com ele para discutir a questão apesar de dois pedidos.
Na única resposta que deu, disse o deputado da CASA-CE, o governador o acusou de se “imiscuir num processo que segue o espirito e letra” da lei.
“Se de um lado há irregularidades no recente concurso público de professores com provas evidentes de nepotismo, amiguismo e compadrio e, do outro lado, não há vontade de se corrigir o que está mal, só a PGR pode dirimir o conflito a bem da transparência e da democracia”, concluiu o deputado da oposição.