Links de Acesso

Daniel Chapo assume Frelimo com discurso de união e aposta no desenvolvimento do país


Daniel Chapo, Presidente da República e da Frelimo, Moçambique
Daniel Chapo, Presidente da República e da Frelimo, Moçambique

No discurso, ele assumiu que é um "momento de muita responsabilidade"

O Comité Central da Frelimo elegeu, nesta sexta-feira, 14, Daniel Chapo presidente do partido, que, assim, passa a acumular a liderança do partido no poder com a Chefia dia Estado.

“Este é um momento especial para o nosso partido e de muita responsabilidade, por estarmos a assumir este grande partido, que começou a construir Moçambique a partir de 1962", afirmou Chapo no seu discurso em que agradeceu o "voto de confiança que os camaradas membros do Comité Central, que representa milhões de membros, simpatizantes, militantes e população moçambicana em geral”.

Vox Pop: Que recomendações para Chapo, Presidente de Moçambique?
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:50 0:00

Num olhar ao país, o também Presidente da República reafirmou que vai continuar a "trabalhar com todos para consolidar a paz, a unidade nacional e o desenvolvimento do país.

Mais á frente, afirmou que "não há ninguém que pode dirigir um país como Moçambique e garantir o bem-estar dos moçambicanos sozinho" e concluiu que "tal tarefa só é possível com unidade, independentemente das diferenças raciais, étnicas ou religiosas".

Por seu lado, ao intervir antes de entregar a liderança a Chapo, o presidente cessante do partido, Filipe Nyusi, disse encoarajá-lo a " prosseguir com firmeza, para que, sob a sua liderança o país possa enfrentar com sucesso os desafios de actualidade e outras ameaças que atrasam o desenvolvimento do país”.

Nyusi reconheceu a existência de um debate a exigir a separação do presidente do partido da Chefia do Estado, mas remeteu o assunto para o Congresso da Frelimo.

“Enquanto a decisão não for tomada, tomamos a iniciativa de entregar a liderança ao atual ciclo governativo”, afirmou reiterando a necessidade de assegurar a “unicidade de comando” porque, segundo Nyusi, poderá reforçar a coesão interna do partido".

Daniel Chapo promete "liderança pelo exemplo", redução do Governo e diálogo
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:04 0:00

Daniel Chapo tomou posse como Presidente da República a 15 de janeiro, depois de um conturbado processo eleitoral, cujos resultados não foram aceites pelos partidos da oposição.

O segundo candidato presidencial mais votado, de acordo com os dados oficiais, Venâncio Mondlane, convocou protestos a 24 de outubro que se prolongaram por três e que resultaram, segundo a Plataforma Decide, que acompanhou diariamente as manifestações, em 327 mortos, 750 feridas e mais de quatro mil detidas em todo o país.

Fórum

XS
SM
MD
LG