O Presidente angolano José Eduardo dos Santos inaugurou nesta terça-feira, 19, o memorial de CuitoCuanavel, que marca uma das maiores batalhas de Angola e de África.
A sangrenta batalha aconteceu a 23 de Março de 1987 entre o exército angolano e tropas apoiadas pela África do Sul.
O tenente-general Valeriano, veterano daquela guerra, disse que o memorial “é uma homenagem merecida a todos que morreram e que também lutaram pela soberania de Angola”.
Para o Presidente José Eduardo dos Santos, é uma obra de arte a ter em conta pois assim serão eternamente recordados e valorizados os combatentes que de corpo e alma se entregaram na batalha do Cuito Cuanavale, tornando a região num espaço propício para desenvolvimento da agricultura e pecuária.
O memorial tem a forma de uma pirâmide, erguida num espaço de 3,5 hectares, e é constituída por um monumento em memória aos soldados que participaram dessa batalha, outro monumento dedicado à bandeira, uma biblioteca, um museu a céu aberto com a exposição de equipamentos militares utilizados e capturados aos opositores e a chama eterna do memorial.
O projecto prevê ainda a construção de uma vila turística com 120 apartamentos, restaurants, centros sociais e comerciais e uma piscina.