Links de Acesso

Cubanos pedem apoio ao Presidente de Cabo Verde


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Um grupo de cidadãos cubanos residentes em Cabo Verde preocupados com a difícil situação por que passa Cuba, foi na segunda-feira, 19, ao Palácio do Plateau, pedir apoio ao Presidente da República.

Cubanos pedem apoio ao presidente de Cabo Verde
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:33 0:00

Após encontro com Jorge Carlos Fonseca, a porta-voz do grupo, Yanira Monteiro, afirmou que a situação reinante em Cuba é terrível, já que falta quase tudo para o desespero das populações e incapacidade do Governo em dar respostas.

"Não há alimentação, produtos básicos da primeira necessidade, medicamentos e ambulâncias para socorrer os doentes, falta condições nos hospitais e a crise pandemia agrava ainda mais a situação do povo cubano", disse a advogada de profissão.

Sem tecer muitos comentários, o embaixador Fernando Wanhon afirmou que qualquer intervenção sempre é feita na relação entre os Estados, já que os assuntos internos cabem aos respectivos países.

"Uma das questões principais é que os Estados respeitam a soberania dos outros, e as questões internas - é um princípio do direito internacional - devem ser resolvidas sem interferências externas", disse o antigo embaixador cabo-verdiano na ONU.

Por seu lado, o urologista Sidónio Monteiro, formado em Cuba, entende que neste momento difícil os cabo-verdianos devem dar uma mão amiga ao país que muito ajudou o arquipélago em termos de formação de quadros e apoios na área da saúde com envio de técnicos especializados.

Aquele antigo deputado e ministro acrescentou, no entanto, ser necessário acelerar a abertura económica, relançado neste caso a importância de se acabar com o embargo de vários anos, que tem sufocado Cuba.

"Penso que a primeira solução está na eliminação do embargo, porquanto a partir dai já não haverá grandes desculpas internas dos dirigentes", frisou.

Quanto à abertura política, considera que deve ser um processo feito de forma gradual e sólido, para, segundo Monteiro, não se perder grandes ganhos alcançados sobretudo nos domínios da "educação e da saúde".

Cuba enfrentou há cerca de 10 dias manifestações em várias cidades do país, que têm merecido a simpatia de cubanos e pessoas no exterior a favor da democracia, em torno do movimento SOS Cuba.

XS
SM
MD
LG