O português Cristiano Ronaldo ganhou o prémio ”The Best” da Fifa, atribuído ao melhor jogador do ano de 2016, em cerimónia realizada no fim da tarde desta segunda-feira, 9, em Zurique.
Depois de, durante cinco anos, o prémio ter sido conjunto, entre a Fifa e a revista francesa France Football, a partir deste ano a organização que gere o futebol mundial voltou a eleger sozinha o melhor do mundo.
A escolha também sofreu alterações, com a votação a ser feita apenas por jornalistas dos países membros da Fifa.
Num ano em que ganhou a Champions League e o Campeonato do Mundo de Clubes pelo Real Madrid e capitaneou a selecção portuguesa na vitória do seu primeiro título internacional, o Euro-2016, realizado no verão em França, o CR7 era o grande favorito ao prémio,
Antes, tinha ganho também o prémio Bola de Ouro da revista France Football.
"Foi o meu melhor ano de sempre", disse CR7 ao receber o prémio das mãos do presidente da Fifa, Giovani Infantino.
Com esta vitória, Cristiano Ronaldo conquista quatro vezes o troféu, tendo à frente apenas o argentino Leonel Messi, com cinco títulos.
O português superou Leonel Messi e Antoine Greizman.
Outros premiados
O Atlético Nacional, da Colômbia, ganhou o prémio fair-play ao ter pedido que a Conmebol entregasse o título de vencedor da Copa Libertadores à equipa brasileira Chapecoense, que perdeu quase todos os jogadores num acidente de avião quando viajava para disputar a primeira mão da prova em Medellin, Colômbia.
O italiano Claudio Ranieri foi considerado o técnico do ano por ter levado a sua equipa, o Leicester, ao título de campeão inglês.
No feminino, Silvia Neid, ex-seleccionadora alemã, foi a vencedora.
O malaio Mohd Faiz Subri levou o Prémio Puskas, para melhor golo de 2016, batendo o brasileiro Malone (Corinthians) e a venezuelana Daniuska Rodríguez.
A Fifa ainda atribui o prémio carreira ao jogador de futebol de salão brasileiro Falcão e recordou Cruijff e Carlos Alberto
Os adeptos do Liverpool e Borussia Dortmund, pela forma como estiveram unidos a cantar o famoso You'll never walk alone»no jogo da Liga Europa deste ano venceram a primeira edição do Fan Award, o prémi para adeptos.