O Presidente do Gana considerou preocupante a situação na Guiné-Bissau que tem potencial para infectar o resto da região.
Nana Akufo Addo, que iniciou na sexta-feira, 19, uma visita de dois dias a Cabo Verde defendeu a “a necessidade urgente de se encontrar uma solução ao nível da CEDEAO para resolver a crise política no país.
”Já é tempo de encontrarmos uma solução porque a situação na Guiné-Bissau tem a tendência de infectar o resto da região e nós conhecemos as outras consequências da instabilidade na Guine Bissau”, advertiu Addo, em referência a “questões relacionadas ao trafico de drogas etc., e tem se transformado num grande fosso na estrutura da nossa região”.
Por isso, defendeu o Presidente do Gana “a necessidade de encontrarmos uma solução é absolutamente urgente, não podem haver dúvidas sobre isso, e acredito que é uma área para a qual, em conjunto, a CEDEAO vai encontrar uma forma de resolver”.
Nana Akufo Addo reconheceu que as crises no Mali e na Guiné-Bissau “têm sido as mais difíceis de resolver, em larga medida pela implicação de forças estrangeiras no caos e instabilidade nesses países”.
Em conversa com jornalistas na Praia, considerou ser de “extrema importância encontrar a fórmula diplomática, política e de segurança que traga a paz e estabilidade".
Addo reiterou estar “comprometido para trabalhar ao nível da comunidade de países da África Ocidental para que se encontrem soluções”.
O Presidente do Gana termina no domingo, 21, uma visita a Cabo Verde com a qual pretende dinamizar as relações entre os dois países, em particular no domínio empresarial.