A morte do membro do comité central do MPLA, o sociólogo Laurindo Vieira, numa aparente tentativa de roubo em plena rua da capital angolana fez de novo levantar receios sobre o aumento da criminalidade em Luanda.
Vieira foi hoje a enterrar e até agora não foi efetuada qualquer prisão pelo homicídio,
O Superintendente Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, apelou para a tranquilidade da população luandense, num acto de apresentação de meios apreendidos e vários detidos na operação levada a cabo na semana passada.
“Há ocorrência de alguns crimes mas continuamos óbviamente a elevar os níveis de operações de ações com patrulhamento intensivo e extensivo para de facto levar o sentimento de segurança às populações”, disse.
“A polícia continua a trabalhar permanentemente em algumas zonas tidas como críticas que preocupa, sim senhor o Comando Provincial de Luanda, mas as respostas têm sido dadas para que se faça a inversão do quadro”, acrescentou.
O jurista e antigo deputado independente da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito, que viu o seu filho Valkeny Tito, de 26 anos de idade, raptado e libertado 12 horas depois, em 2021, diz que há zonas de Luanda em que a instabilidade é um facto.e que “as autoridades competentes devem encontrar uma solução para pôr fim ou no mínimo reduzir o nível de criminalidade que é muito alto".
“Há situações em Luanda que acontecem nos bairros todos santos dias que não são noticiados. E são graves”, disse.
“Há zonas em que a instabilidade é grande. Em que os moradores depois das 20 horas não podem se movimentar, isso é um facto” , acrescentu
O jurista Manuel Cangundo tem a mesma opinião afirmando que “o que é verdade mesmo é que a criminalidade em Luanda aumentou significativamente”.
Ele acrescentou o desemprego e a fome sao causas ddesse aumento..
Fórum