As autoridades cabo-verdianas confirmaram a presença da variante Delta da Covid-19 no arquipélago, depois de 16 amostras enviadas para o Instituto Pasteur de Dakar, das quais quatro deram positivo para a variante mais contagiosa do vírus.
O Director Nacional da Saúde, que confirmou a presença do vírus em conferência de imprensa, garantiu que o Instituto Nacional da Saúde Pública continuará a enviar amostras para Dakar, para se avaliar a evolução dos vírus no país.
Jorge Noel Barreto lembrou que “essa possibilidade sempre existia, não era descartada”, e, segundo ele, a variante terá entrado no arquipélago em Abril ou Maio.
Barreto reconheceu que há sempre a hipóteses de a variante ter entrado recentemente no país, prevendo, por isso, uma situação de agravamento da pandemia nos próximos tempos.
“Esperemos que não. Esperemos que a primeira hipótese seja aquela que já aconteceu”, afirmou aquele responsável da Saúde, quem avançou que todos os casos são na ilha de Santiago, mas não descartou que a variante esteja presente noutras partes do território.
Jorge Noel Barreto voltou a reforçar o apelo para o cumprimento rigoroso das medidas sanitárias e que as pessoas "se vacinem o mais rapidamente".