Tudo indica que sete dos 50 estados americanos vão decidir as eleições presidenciais americanas mas dentro desses estados Donald Trump e Kamala Harris têm várias vias para chegar aos 270 votos no Colégio Eleitoral.
As eleições presidenciais americanas não são decididas por uma votação à escala nacional mas sim estado a estado em que cada um nomeia delegados para o Colégio Eleitoral num número igual aos seus membros na Câmara dos Representantes mais dois referentes aos dois Senadores que cada estado tem, num total de 538. A maioria será portanto de 270 votos para garantir a eleição.
Os sete estados “oscilantes” ou seja, em que não há a certeza para que lado vão votar são Wisconsin (10), Michigan (15), Pensilvânia (19), Carolina do Norte (16), Georgia (18), Arizona (11)e Nevada (6).
Como Kamala Harris pode vencer
Assumindo que não haverá surpresas no resto do mapa eleitoral, Kamala Harris entra nas eleições deste 5 de novembro com 211 votos garantidos, segundo o portal RealClearPolitics e isso significa que se vencer Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Arizona e Nevada é eleita Presidente.
Mas o Washington Post diz que Kamala Harris entra nestas eleições com 226 votos garantidos o que significa nesse caso que a sua rota para a vitória é mais fácil bastando vencer Wisconsin, Michigan e Pensilvânia para garantir essa vitória.
Para este diário, que dá já 226 votos garantidos a Kamala Harris, esta pode vencer se ganhar Nevada, Arizona, Geórgia e Carolina do Norte mas se seguirmos os 211 que o RealClearPolitics diz que ela tem garantidos, isso não é suficiente.
Em 2020 Biden venceu todos os estados oscilantes excepto Carolina do Norte e se Kamala Harris repetir isso, a sua vitória estará garantida.
As vias da vitória para Donald Trump
A via da vitória para Donald Trump é semelhante com a Pensilvânia também a jogar um papel vital. No caso deste candidato tanto o Washington Post como o RealClearPolitics dão a Trump 219 votos já garantidos
Trump é eleito se vencer a Geórgia, Carolina do Norte e Pensilvânia alcançando então 270 votos no colégio eleitoral.
Mesmo que não vença a Pensilvânia Trump vence se ganhar no Nevada, Arizona Wisonsin, Carolina do Norte e Georgia (278 votos no Colégio Eleitoral).
Tudo isto presume que no resto do mapa eleitoral não haverá mudanças. Mas últimas sondagens indicam possíveis mudanças no Minnesota (10 votos), New Hampshire (4) e Iowa (6) e isso pode alterar todas as contas.
A última média de todas as sondagens nos estados “oscilantes” dava vantagem a Trump em cinco dos sete estados mas tudo dentro da margem de erro.
Fórum