Links de Acesso

Moçambique: CNE chumba candidatura da CAD e deixa Venâncio Mondlane 'órfão'


A decisão da CNE deve ainda passar por um recurso junto do Conselho Constitucional

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique chumbou esta quinta-feira, 18, a candidatura da Coligação Aliança Democrática (CAD), um grupo de partidos que apoia Venâncio Mondlane na sua corrida à eleição presidencial de 8 de outubro.

De acordo com a deliberação tomada por consenso pelos vogais da CNE, na madrugada de hoje, a candidatura da CAD não reúne os requisitos legais de candidatura.

"Existem fatos que deviam ter sido acautelados, mas que não foram seguidos. Não se trata de problemas no processo de inscrição, mas da sua constituição do convénio eleitoral que ignorou processos legais que deviam ter sido obrigatoriamente seguidos", explicou o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, em conferência de imprensa.

A decisão da CNE deve ainda passar por um recurso junto do Conselho Constitucional, onde os integrantes da CAD podem ainda tentar salvar a candidatura, contudo, comentadores políticos acreditam que Venâncio Mondlane, visto como um dos principais opositores ao candidato da Frelimo, Daniel Tchapo, fica com a candidatura fragilizada.

"Infelizmente assistimos ao fim de uma temporada política de Venâncio Mondlane, que se foi atrelar a uma plataforma defeituosa" disse o comentador político, Dercio Alfazema.

Com a deliberação hoje anunciada, foram aprovadas para a corrida à Assembleia da República 35 partidos, dos 38 que estavam inicialmente inscritos.

Fórum

XS
SM
MD
LG