O líder da Casa-CE Abel Chivukuvuku criticou o que disse ser a falta de prática democrática de alguns administradores na província do Namibe.
“Se há administradores que se comportam mal, a coisa lé em cima também não está boa”, disse Chivukuvuku no final de uma visita àquela província.
O presidente da Casa-CE apontou o dedo aos administradores dos municípios da Bibala “Mário Tyova, em exercício, e do Camucuio Manuel Sombo, afirmando que não têm a noção do que é ser um administrador municipal, assim como da cultura democrática.
“Aqui no Namibe, de uma forma geral, o ambiente precisa de ser melhorado em termos de democracia, em termos de liberdade”, disse afirmando que alguns administradores “confundem o duplo papel que eles exercem, o de administrador e o de primeiro secretário do partido maioritário”.
Já no município piscatório do Tombwa, o académico Tchindongo António é tido por Chivukuvuvo como sendo um dos administradores mais equilibrados.
“Devo reconhecer que já o administrador municipal do Tombwa, Tchindongo António tem alguma abertura, tem alguma noção de que o papel do administrador municipal é olhar para todos os angolanos da sua área de jurisdição sem partidarismo”, disse io dirigente da Casa-CE que afirmou que “nós também temos que ajudar os responsáveis da administração (já que) eles vieram do partido único e vão ter que aprender como se vive no multipartidarismo”.