Links de Acesso

China e Rússia iniciam exercícios navais conjuntos


Russia China Drills
Russia China Drills

As forças navais chinesas e russas iniciaram um exercício conjunto no domingo, num porto militar no sul da China, informou a agência noticiosa oficial Xinhua, dias depois de os aliados da NATO terem considerado Pequim um "facilitador decisivo" da guerra na Ucrânia.

O Ministério da Defesa chinês afirmou em comunicado que as forças de ambos os lados patrulharam recentemente o oeste e o norte do Oceano Pacífico e que a operação não teve nada a ver com situações internacionais e regionais e não visou terceiros.

O exercício, que teve início na província de Guangdong no domingo e deverá durar até meados de julho, teve como objetivo demonstrar as capacidades das marinhas para enfrentar as ameaças à segurança e preservar a paz e a estabilidade a nível global e regional, informou a emissora estatal CCTV no sábado, acrescentando que incluiria exercícios anti-míssil, ataques marítimos e defesa aérea.

Segundo a agência noticiosa Xinhua, as forças navais chinesas e russas realizaram exercícios de simulação militar e de coordenação tática após a cerimónia de abertura na cidade de Zhanjiang.

Os exercícios conjuntos foram realizados na sequência das últimas tensões da China com os aliados da NATO na semana passada.

Fórum

XS
SM
MD
LG