Links de Acesso

China convida os EUA para cooperar em obras em África


A China convidou os Estados Unidos para cooperar no financiamento e construção de infra-estruturas em África e noutras partes do mundo em desenvolvimento, uma proposta sem precedentes que pode ter grandes implicações no futuro da ajuda internacional.

De acordo com o jornal Financial Times, as autoridades chinesas abordaram vários responsáveis dos Estados Unidos no ano passado para debaterem um possível trabalho conjunto na construção de uma barragem na República Democrática do Congo, uma obra de 12 mil milhões de dólares, mas as conversações aprofundaram-se durante a cimeira anual China-Estados Unidos em Pequim, no mês passado.

A notícia surge numa altura em que a China enfrenta acusações cada vez mais fortes de apenas apostar em África para aumentar o mercado para as suas empresas, que assim ganham um mercado internacional que de outra forma teriam de disputar. A proposta chinesa é encarada com reservas em Washington, devido às acusações de corrupção, falta de transparência e relações suspeitas com os dirigentes africanos, e por isso os responsáveis norte-americanos citados pelo Financial Times garantem que nenhuma decisão foi tomada.

XS
SM
MD
LG