Links de Acesso

Chefes da diplomacia de Moçambique e da África do Sul reúnem-se com consequências da crise pós-eleitoral na agenda


Ronald Lamola, ministro das Relações Internacionais da África do Sul, Haia, Holanda, 11 janeiro 2024
Ronald Lamola, ministro das Relações Internacionais da África do Sul, Haia, Holanda, 11 janeiro 2024

Robert Lamola e Verónica Macamo vão se encontrar em Malelane, na província sul-africana de Mpumalanga

O ministro das Relações Internacionais e da Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola, e a sua homóloga moçambicana, Verónica Macamo, encontram-se na quarta-feira, 18, em Malelane, na província sul-africana de Mpumalanga, com a crise pós-eleitoral em Moçambique na agenda.

"Este encontro representa uma oportunidade significativa para a colaboração e o diálogo entre a África do Sul e Moçambique", diz uma nota do Ministério sul-africano das Relações Internacionais de Cooperação, que acrescenta que "a atual situação de instabilidade em Moçambique exige consultas adicionais para além das recentes conversações bilaterais sobre a situação da fronteira" entre os dois países.

O encontro foi confirmado hoje pelo porta-voz da Conselho de Ministros, Filimão Suaze quem adiantou que a situação na fronteira de Ressano Garcia é o principal ponto da agenda.

Além de Lamola, a delegação sul-africana será composta ainda por responsáveis dos Ministérios da Defesa, do Interior e do Comércio e Indústria, da Polícia, dos Transportes, da Autoridade Tributária e da Autoridade de Gestão de Fronteiras.

As duas partes deverão falar à imprensa depois do encontro.

A situação de Moçambique, com protestos que deixaram mais de uma centena de mortos desde 21 de outubro, na sequência das eleições gerais, preocupa os governos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fórum

XS
SM
MD
LG