o cessar-fogo de 72 horas anunciado pela ONU entrou em vigor no Iémen nesta quinta-feira, 20, onde recentemente foram registrados combates entre os rebeldes houthis e as forças leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi.
A cessação das hostilidades, que conta com o apoio das partes em conflito,visa permitir o fornecimento de ajuda humanitária à população.
No dia 17 de Outubro, o mediador da ONU para o Iémen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, informou que o cessar-fogo será de 72 horas e poderá ser renovada.
A coligação militar árabe, liderada pela Arábia Saudita, divulgou um comunicado pouco antes da entrada em vigor da trégua no qual afirmou que se compromete com o mesmo a pedido de Hadi.
A aliança ressaltou que permitirá a entrada e distribuição de ajuda humanitária, mas que continuará a acompanhar o embargo aéreo e marítimo ao Iémen para evitar que cheguem armas aos rebeldes.
No entanto, horas antes do início do cessar-fogo, o exército leal ao presidente Hadi disse em comunicado que realizou um amplo ataque contra posições dos rebeldes e seus aliados perto da cidade estratégica de Midi, às margens do Mar Vermelho.