Links de Acesso

Centenas de contentores com munições norte-coreanas chegaram à Rússia


Kim Jong Un e Vladimir Putin
Kim Jong Un e Vladimir Putin

Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de enviar armas para a Rússia perto da fronteira com a Ucrânia

A acusação foi feita com base em fotografias que mostram munições a serem carregadas de um armazém na Coreia do Norte num navio russo e que foram subsequentemente transportadas por caminhos de ferro ao longo da fronteira sudoeste da Rússia .

A entrega das munições foi feita entre 7 de Setembro e 1 de Outubro, disseram os Estados Unidos.

O porta voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos John Kirby disse que Washington condena a decisão da Coreia do Norte de fornecer equipamento militar à Russia “que será usado para atacar cidades ucranianas, matar civis ucranianos e intensificar a guerra ilegítima da Rússia”.

Kirby disse que nas últimas semanas a Coreia do Norte forneceu à Rússia mais de mil contentores com equipamento militar e munições.

O porta-voz acrescentou que a Coreia do Norte quer obter da Rússia tecnologia sofisticada de armas em troca das munições

Entretanto um comandante das forças ucranianas disse que os combates no norte do pas “deterioram-se significativamente”.

Oleksandr Sursky disse que as forças russas na região se tinham reagrupado e estavam a atacar a aldea Makiivka para avançarem em direcção á cidade de Kupiansk

Fórum

XS
SM
MD
LG