As infecções de tuberculose duplicaram este ano na província de Malanje, comparativamente ao igual período do ano 2019, anunciou o director-geral do Hospital Sanatório Provincial, Manuel Adelino dos Nascimento.
A unidade de referência na cidade capital da província internou de Janeiro a Dezembro mais de 500 infectados, incluindo doentes com doenças associadas.
Quarenta e sete pacientes que deixaram de tomar os antituberculose voltaram a ser internados, o que aumentam as possibilidades de novas contaminações nas comunidades.
" Nós temos doentes que são internados em condição de abandono, porque começam o tratamento, mas num dado momento ele sente-se que já está bem ...(e) abandonam o tratamento”, disse.
“Depois regressa à nossa unidade num estado extremamente grave e que muitas vezes não temos capacidade de recuperação-lo e morrem”, disse
"Nesta altura nós estamos em torno de 7,8% (47 doentes) dos doentes que são internados são em condições de abandono",acrescentou .
O Ministério da Saúde para garantir o diagnóstico e tratamento precoce dos enfermos com o bacilo de coch introduziu nova estratégia que é seguida pelas autoridades sanitárias locais.
Isso implica “captar a maior parte dos doentes nas consultas externas .... Porque muitos dos doentes são positivos mais iam para a casa", disse
Quarenta e cinco doentes morreram em 2019 naquele Hospital com capacidade de internamento de 68 pessoas
Há medicamento para os pacientes internados e para as consultas ambulatórias.
O deficit de técnicos especializados preocupa o governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos, que esteve no estabelecimento sanitário.
O governador disse que " o Ministério da Saúde tem um contracto com o governo cubano para que possam vir outra vez médicos cubanos de especialidade..