O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) disse hoje, 18, que os juízes cabo-verdianos estão imunes a qualquer pressão, numa clara alusão ao mediático caso do colombiano, Alex Saab que se encontra detido na ilha do Sal.
Bernardino Delgado, que falava aos jornalistas depois de entregar o relatório sobre a justiça ao Presidente da Assembleia Nacional, considera que os tribunais e juízes do arquipélago funcionam com total independência e de forma responsável.
Para o responsável máximo do CSMJ, nenhum tipo de pressão pode influenciar na decisão dos magistrados do Supremo Tribunal de justiça, que deve decidir o caso depois do recurso apresentado pela defesa de Saab, na tentativa de evitar aextradição do alegado emissário do Governo de Nicolás Maduropara os Estados Unidos da América, como decidiu o Tribunal de Relação de Barlavento.
"Estou certo que os juízes cabo-verdianos que vão decidir este caso estão imunes, e decidirãocom independência", garante o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.