O deputado da UNITA pelo círculo provincial de Malanje, Carlos Xavier Lucas, foi alvo de um ataque com arma de fogo, na segunda-feira, 13, quando se encontrava nas imediações do mercado Tchauande, nos arredores da capital.
Ele foi abordado por dois indivíduos armados desconhecidos que efetuaram dois disparos contra a viatura.
As autoridades policiais disseram não se tratar de um ataque que tinha, especificamente, como alvo o deputado, indicando terem-se registado, ultimamente, vários assaltos à mão armada na zona.
Mas Carlos Xavier Lucas disse não estar certo que isso corresponda à realidade.
“Eles não pediram nada, apenas fizeram tiro para imobilizar a viatura e fizeram o outro tiro”, conta, acrescentando que “só mais tarde ficamos a saber que abordaram também outras pessoas e que temos feridos em estado grave”.
O porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Junqueira António, afirmou nesta terça-feira, 14, em conferência de imprensa, que o atentado não foi contra o deputado.
“Ele não sofreu qualquer lesão do ponto de vista físico, mas atendendo ao impacto e brutalidade do cenário que se viveu, obviamente precisaria de ter assistência do ponto de vista psicológico”, disse António.
Um cidadão da Eritreia foi baleado com um tiro na cabeça pela mesma dupla quando regressava a casa, na companhia de uma funcionária.
Também na segunda-feira, no Mercado Municipal de Malanje, dois cidadãos foram mortos por dois homens, no decorrer de um assalto a um carro que recolhia dinheiro da venda do peixe de uma empresa privada.
O funcionário do banco Sol, Edson Benedito da Costa, de 41 anos, e o funcionário da empresa de segurança privada Socorro, Alberto Coelho, de 31 anos, foram surpreendidos pelos assaltantes, referiu uma das testemunhas que solicitou anonimato.
“Estou a vir do mercado [Municipal de Malanje] e, de repente, vi uma moto preta a descer e a estacionar. Depois vi o carro a vir, então outro [assaltante], com pistola chegou e deu um tiro no motorista”, disse.
O porta-voz do Ministério do Interior informou em conferência de imprensa que os asssaltantes roubaram mais de 24.800 milhões de kwanzas.
As forças do SIC e dos bombeiros removeram os cadáveres e transportaram-nos para a morgue do Hospital Regional de Malanje.
Na segunda-feira, 6, a peixeira, Suana Naweji, conta ter sido assaltada pouco depois das 16 horas por dois indivíduos que empunharam pistolas e fizeram vários disparos, a escassos metros da Esquadra Policial do Bairro Catepa.
Os assaltantes levaram 5.500 milhões de kwanzas, resultante da venda do peixe daquele dia.
Fórum