O prazo para a apresentação das candidaturas à eleição intercalar para a presidência do Conselho Municipal da cidade moçambicana de Nampula decorre de 23 de Novembro a 7 de Dezembro.
A campanha eleitoral arranca a 9 de Janeiro, enquanto a eleição acontece no dia 24 do mesmo mês.
O calendário eleitoral foi dado a conhecer aos partidos políticos nesta sexta-feira, 17.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições em Nampula, Albertino Luís, disse a jornalistas sem avançar números que há partidos políticos que já se inscreveram para participar no processo.
O órgão igualmente conversou com algumas organizações da sociedade civil para apresentarem a lista de observadores eleitorais.
Albertino Luís afirmou que o tempo para a realização de todo o processo mostra que os envolvidos devem estar comprometidos e desafiou os partidos políticos a cumprirem os prazos para garantir um bom processo.
“Nós, como órgão eleitoral, estamos a fazer a nossa parte e os partidos também devem, a nossa recomendação é que eles corram para evitar situações de última hora”, disse o porta-voz.
As eleições intercalares de 24 de Janeiro de 2018 decorre na sequência do assassinato do presidente do Conselho Municipal Mahamudo Amurane a 4 de Outubro.
Ele foi subsituído por Manuel Tocova que, no entanto, foi afastado em virtude de ter sido preso e colocado em liberdade enquanto aguarda o julgamento por porte ilegal de armas.
Ele também foi condenado a três meses de prisão com pena suspensa por desobediência ao Ministério Público.
Até a eleição intercalar, Américo Yemenle assume a presidência da cidade.