Links de Acesso

CAN 2023: Eliminação dita afastamento dos técnicos da Tunísia e da Argélia


Jalel Kadri, treinador da Tunísia. (Foto de Arquivo)
Jalel Kadri, treinador da Tunísia. (Foto de Arquivo)

Cinco técnicos já foram afastados devido aos maus resultados na prova

O selecionador da Tunísia anunciou que vai deixar o cargo após a decepcionante eliminação da sua equipa na fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023).

Em Argel, a Federação Argelina de Futebol (FAF) também despediu o técnico.

"Minha decisão é definitiva. Meu contrato tinha como objetivo as semifinais e como não fizemos isso, o contrato acabou", disse Jalel Kadri, em entrevista após o empate na quarta-feira, 25, com a África do Sul (0-0), que determinou a eliminação da Tunísia da prova.

As Águias de Cartago deixam a Costa do Marfim sem qualquer vitória e no último lugar do grupo E, com apenas dois pontos.

O 100º golo da Tunísia na competição, marcado por Hamza Rafia no empate em 1 a 1 com o Mali, foi o único feito pela equipa no CAN 2023.

Djamel Belmadi, técnico da seleção da Argélia (Foto de Arquivo)
Djamel Belmadi, técnico da seleção da Argélia (Foto de Arquivo)

Belmadi demitido na Argélia

Entretanto, na vizinha Argélia, a FAF anunciou a saída do técnico Djamel Belmadi, um dia depois da eliminação dos Guerreiros do Deserto durante a fase de grupos.

“Encontrei-me com o selecionador nacional Djamel Belmadi para discutir as implicações desta amarga eliminação e chegámos a um acordo amigável para terminar a nossa relação e rescindir o contrato que liga o treinador à Federação Argelina de Futebol”, revelou o presidente da organização, Walid Sadi, na plataforma X.

CAN 2023: Mambas recebidos com muito calor em Maputo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:37 0:00

Pela segunda edição consecutiva, os argelinos são eliminados de uma edição do CAN, agora ao perder na terça-feira, 23, ante a Mauritânia (0-1), considerada à partida o outsider do grupo D, ganho por Angola.

Djamel Belmadi, de 46 anos, assumiu o comando da equipa em agosto de 2018 e conseguiu ganhar o CAN 2019, no Egito, passando a ser popularmente conhecido como "ministro da felicidade".

Belmadi atribuiu a eliminação da sua equipa à falta de realismo.

Questionado por um jornalista sobre o fato de se ter tornado no primeiro treinador argelino a ser eliminado duas vezes na fase de grupos, ele respondeu: "Mas tu não dizes que sou o segundo a vencer o CAN".

Outras demissões

Jalel Kadri e Djamel Belmadi juntam-se assim aos treinadores da Costa do Marfim, Jean-Louis Gasset, do Gana, Chris Hughton, e da Gâmbia, Tom Saintfiet, afastados depois da eliminação das respetivas equipas.

Hoje e amanhã são dias de descanso no CAN 2023.

Os oitavos-de-final começam no sábado, 27, com os jogos Angola-Namíbia, no Estádio da Paz, em Bouaké, e Nigéria-Camarões, no Stade Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan.

CAN 2023: Guiné-Bissau não ganhou um jogo mas teve apoio incondicional de claque oficial
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG