A província de Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, regista um movimento enorme de pessoas de outras províncias para o início da campanha eleitoral neste domingo, 31.
Dois dos três candidatos à ponta vermelha vão lançar a caça ao voto na cidade de Nampula, Filipe Nyusi, da Frelimo, e Daviz Simango, do MDM.
Os cidadãos começaram a ouvir mensagens e a ler nas diferentes esquinas cartazes com convites para actos que marcarão o início da campanha eleitoral.
Cidadãos ouvidos pela VOA dizem esperar que a recente aprovação da lei eleitoral e o acordo de cessar das hostilidades traduzam-se igualmente numa campanha eleitoral pacífica e ordeira.
O início da campanha eleitoral no maior círculo eleitoral do país está a ser antecedido de divulgação de mensagens de paz e apelos a uma eleição mais pacífica e sem abstenção, por parte de diversas organizações da sociedade civil.
Uma dessas organizações é a Associação das Mulheres Rurais de Nampula que, juntamente com o Fórum Mulher, sensibiliza as mulheres a não faltarem às urnas no dia 15 de Outubro.
Recorde-se que a província de Nampula perdeu dois mandatos mas anteriores eleições, mas deverá eleger 45 deputados à Assembleia da República.