A capital Egito, Cairo, acolhe neste domingo, 3, uma nova ronda de negociações para um acordo sobre uma trégua na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo islamita Hamas.
A televisão estatal egípcia al-Qahera News, que cita uma fonte de segurança próxima dos serviços secretos egípcios, afirma que todas as partes estarão presentes.
O Governo do Egito, ainda segundo a mesma fonte, aposta fortemente num acordo antes do início do mês sagrado muçulmano do Ramadão, a 10 de março.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tinha admitido que um acordo seria alcançado no fim de semana passado em Paris, reconheceu que as negociações não foram conclusivas e reiterou que Washington continua a pressionar por um acordo o mais rapido possível.
A fonte citada pela al-Qahera News admitiu haver "um progresso notável nas negociações da trégua", sem dar mais detalhes.
Por agora, há um um projeto de acordo sobre a mesa que permite uma trégua de cerca de seis semanas e uma troca de prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas por reféns detidos pelo Hamas.
O Hamas insiste que a trégua temporária seja acompanhada de um acordo para uma segunda fase de cessação das hostilidades, a que Israel se opõe.
Telavive continua a insistir na libertação de reféns, enqaunto mantém a sua intenção de prosseguir a sua ofensiva terrestre em Rafah, onde se aglomeram mais de 1,4 milhões de deslocados, apesar da oposição dos seus parceiros, nomeadamente os Estados Unidos.
C/AFP
Fórum