Links de Acesso

Cabo Verde, um ano de emergência social e económica


Manifestação da sociedade em civil contra a situação do país, Praia, Cabo Verde, 19 Agosto 2022
Manifestação da sociedade em civil contra a situação do país, Praia, Cabo Verde, 19 Agosto 2022

O ano de 2022 fica marcado, em Cabo Verde, pela declaração da situação de emergência social e económica.

No anúncio ao país, o Primeiro Ministro disse que a situação é extremamente difícil tendo em consideração as consequências da guerra na Ucrânia.

No plano de negócio, o ano é igualmente marcado pelo anúncio da concessão dos aeroportos do arquipélago à VINCI Airports SAS, por um período de 40 anos.

O vice primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia disse que o grupo vai pagar 80 milhões de euros para uma gestão de 40 anos, em duas tranches.

Quem não gostou da forma como o processo foi tratado é o PAICV, principal partido da oposição, cujo líder Rui Semedo reclama falta de informações e rigor na gestão da coisa pública.

O ano 2022 marcado pelo julgamento e condenação do advogado e deputado eleito nas listas da UCID, Amadeu Oliveira, a 7 anos de prisão. Crítico do funcionamento da Justiça, Oliveira foi condenado pelos crimes de atentado contra o Estado de direito e um dos crimes de ofensa a pessoa colectiva.

Insegurança

Este mediático caso originou vários comentários, com o jurista e conhecido escritor, Germano Almeida a considerar que a sentença não era estranha, uma vez que o processo Amadeu estava inquinado desde o início, com o propósito de se privar a liberdade do cidadão crítico ao funcionamento da justiça.

A questão da insegurança voltou a ser muito falada no decorrer deste ano, uma vez que se registaram actos de delinquência juvenil, assaltos, roubos e alguns casos de homicídios.

Há vozes que pedem mais politicas sociais para reduzir as desigualdades, outras querem o reforço da moldura penal.

O ano fica marcado também pela crise institucional nas Câmaras Municipais de São Vicente e da Praia. Na Câmara de São Vicente , o edil não se entende com os vereadores da oposição, na gestão partilhada da Câmara, situação que tem merecido críticas de organizações da sociedade civil , com apresentação de recursos nos Tribunais.

Acompanhe:

Cabo Verde, um ano de emergência social e económica
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:01 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG