Links de Acesso

Cabo Verde propõe a Angola legalização de imigrantes nos dois países


South Korea's Seou Choi competes during the during the Ski Jumping World Cup competition in Engelberg, Switzerland.
South Korea's Seou Choi competes during the during the Ski Jumping World Cup competition in Engelberg, Switzerland.

Ulisses Correia e Silva apresenta proposta ao Presidente João Lourenço

O primeiro-ministro de Cabo Verde propôs ao chefe da diplomacia angolana a criação de um mecanismo de regularização dos cidadãos de ambos os países em situação que residam há mais de três no outro Estado.

Sem revelar a posição de Luanda sobre o assunto, Manuel Augusto revelou que a proposta do Executivo da Praia foi apresentada no encontro entre as duas delegações lideradas pelo Presidente angolano, João Lourenço, e o chefe do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, realizado nesta segunda-feira, 30, em Luanda.

“As duas partes acordaram em criar condições técnicas e legais que permitam a identificação e legalização dos seus cidadãos, residentes em ambos os Estados. A parte cabo-verdiana manifestou o seu profundo reconhecimento pelo actual processo em curso, que permitiu regularizar de forma extraordinária, a situação migratória dos cidadãos cabo-verdianos residentes em Angola e solicitou a sua continuidade, com base em estudos a serem realizados pelos organismos competentes”, acrescentou Manuel Augusto.

Entretanto, segundo Augusto, os dois governos vão “continuar a trabalhar para atender às especificidades de cidadania das comunidades mais antigas e seus descendentes, residentes em Angola e Cabo Verde”.

João Lourenço
João Lourenço

O primeiro-ministro cabo-verdiano encontrou-se no domingo, 29, com a comunidade radicada em Angola e prometeu ajudar os mais carentes.

Antes de deixar Angola nesta terça-feira, 1, Correia e Silva reúne-se com empresários e personalidades angolanas.

Integram a delegação cabo-verdiana o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e o ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire

XS
SM
MD
LG