O Presidente do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV), Rui Semedo, informou este sábado, 4, que não vai concorrer a um novo mandato. O anúncio foi feito durante a reunião do conselho nacional do partido.
"As lideranças não são eternas", disse Rui Semedo. "Devemos naturalizar a cultura de circulação do poder a nível interno como forma de abrir espaço de ascenção de novos líderes e de introduzir fatores de revitalização da organização".
Semedo avançou que é necessária uma nova liderança para enfrentar os desafios futuros. O líder do PAICV apelou à união do partido e a uma liderança que coloque os interesses do país em primeiro lugar.
A reunião do conselho nacional do partido, que decorre até domingo, serve para se delinear a data das próximas eleições, a fim de definir o próximo líder, e ainda para preparar o congresso do partido.
O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, reeleito recentemente para o município da capital, anunciou a sua candidatura à posição mais elevada do PAICV. Carvalho falou sobre os motivos numa entrevista à Voz da América.
Também o vice-presidente do partido, Nuias Silva, demonstrou abertura para a nomeação.
As eleições autárquicas apresentam-se como um barómetro das eleições legislativas e presidenciais que decorrem no próximo ano.
Fórum