Nas eleições autárquicas de 25 de outubro, os imigrantes recenseados podem votar e entrar na corrida eleitoral como candidatos. Tal permite que o empresário italiano Sergi Cora concorra à Assembleia municipal da Ilha da Boa Vista.
O italiano, residente na ilha da Boa Vista há 23 anos, tem o apoio do partido Popular, e diz que "escolhemos concorrer apenas para Assembleia Municipal por entender que não teríamos grandes hipóteses de ganhar a presidência da Câmara".
"Estando no presente Órgão legislativo, podemos fiscalizar as acções do executivo e contribuir com propostas para que haja um desenvolvimento sustentado da Boa Vista", acrescenta Cora.
O jornalista Júlio Rodrigues diz que a iniciativa de Cora mostra que os imigrantes devem se " interessar e preocupar como processo democrático e desenvolvimento local, fator essencial para a própria integração".
O jurista, Manuel Monteiro, que viveu na França, espera que outros imigrantes, sobretudo os da costa ocidental africana, possam também se interessar em participar na vida política de Cabo Verde.