Em Cabo Verde, crescem preocupações em relação ao impacto negativo do novo coronavírus na economia, embora não tenha sido ainda reportada qualquer infecção.
Alguns hotéis anunciaram o encerramento temporário, agentes culturais e de entretenimento manifestam preocupação e pedem apoio do Governo para evitar despedimento de funcionários.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a realização, ainda esta semana, de uma reunião com representantes de empresários e sindicatos para procurar respostas para atenuar o problema.
Para o presidente do Conselho Superior das Câmaras do Comércio, Gualberto do Rosário, é preciso discutir em conjunto e procurar soluções a nível da concertação social. Inicialmente, diz Rosário, deve-se garantir empregos, através do apoio às pequenas e médias empresas.
Por sua vez, o economista Avelino Bonifácio diz que o Estado deve criar mecanismos para suavizar os encargos fiscais para que estes possam ter alguma margem de garantir os postos de trabalho.
Em relação aos trabalhadores que venham a ser despedidos nesta altura, Bonifácio realça também a necessidade de se garantir os direitos laborais, por forma a minimizar as consequências.