O ministro cabo-verdiano da Defesa Nacional, Luís Filipe Tavares, diz que a presença do navio Bear da Guarda Costeira Americana enquadra-se na cooperação militar com os Estados Unidos.
Tavares que falava à margem da realização de exercícios de salvamento, realizada na cidade da Praia.
O governantefez questão de lembrar que não é a primeira e nem será a última ação conjunta EUA-CV.
O Bear encontra-se em missão no âmbito do apoio à segurança nos espaços marítimos sob a jurisdição de Cabo Verde.
Durante a estada no país e em coordenação com parceiros nacionais, o navio norte-americano reforçará o conhecimento do domínio marítimo, apoiando na fiscalização da pesca ilegal e no combate ao crime organizado transnacional.
"Cabo Verde tem alguns riscos nomeadamente, erupção vulcânica, nós temos que preparar o país para estes desafios. Este exercício vai capacitar a nossa Guarda costeira para quando tivermos meios necessários para podermos operar da mesma forma, estarmos preparados para o efeito”, disse Tavares.
O embaixador dos Estados Unidos, Jeff Daigler, destacou a parceria entre os dois países no domínio da defesa e segurança.
“Isto acontece no âmbito de uma parceria que foi assinada em 2014 e que permite aos nossos dois países a realização de operações, particularmente para combater atividades marítimas ilícitas, como o tráfico de droga e a pesca illegal,” disse o diplomata.
O Bear permanecerá no arquipélago por mais um mês.