Uma embarcação foi encontrada na sexta-feira, à deriva, com oito pessoas a bordo no mar da ilha da Boa Vista, arquipélago de Cabo Verde.
Segundo a página oficial da Câmara Municipal da Boa Vista, os sobreviventes, após falha do GPS (sistema de posicionamento global), estiveram à deriva por 34 dias no mar.
Os sobreviventes disseram às autoridades que a embarcação tinha partido do Senegal rumo à Espanha, inicialmente com 21 pessoas a bordo. Após dias no mar, 13 "acabaram por falecer, pelo que, os sobreviventes atiraram-nos ao mar".
O processo de resgate e salvamento foi levado a cabo pela Câmara Municipal, Turtle Foundation, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, Serviços de Fronteira, Delegacia de Saúde e Cruz Vermelha.
Todos os sobreviventes foram encaminhados para a Delegacia de Saúde da Boa Vista.
A Câmara Municipal da cidade informou também na sua página já ter entrado em contacto com a Associação Senegalesa e que a "equipa de Comunidades Imigradas, Solidariedade e Ação Social já se encontram a mobilizar recursos de apoio, nomeadamente, produtos de higiene, vestuários, produtos alimentares, alojamento, entre outros".
A Alta Autoridade de Imigração e Embaixada dos países do Senegal e Mauritânia, também foram informadas do sucedido, uma vez que entre os sobreviventes estavam senegaleses e mauritanos.