Links de Acesso

Cabo Delgado: primeiro-ministro admite presença de militares estrangeiros no combate ao terrorismo


Cabo Delgado Mozambique
Cabo Delgado Mozambique

O apoio militar é de países vizinhos e membros da SADC

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, disse que o país está a receber apoio militar de países vizinhos e membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que estão a ajudar no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

Ao falar no Parlamento nesta quarta-feira, 21, Rosário não quis ser específico, alegando tratar-se de matérias sensíveis e do fórum militar.

“Não se pode perder de vista que alguns desses domínios de apoio e assistência ao combate ao terrorismo são de carácter militar. Por isso, o tratamento deste tipo de matérias sensíveis é geralmente reservado às Forças de Defesa e Segurança", disse.

Os dados surgem numa altura em que informações de fontes internacionais indicam que o Zimbabwe designou um contingente militar para integrar a frente de combate, na chamada Frente Operacional Norte, que está sob ameaça constante de grupos terroristas.

Sem fazer qualquer confirmação, o primeiro-ministro limitou qualquer possibilidade de questionamentos parlamentares.

“Apelamos para que essa nossa abordagem seja compreendida por Vossas Excelências como uma prudência necessária no tratamento de assuntos de carácter militar”, concluiu.

O líder da Renamo, Ossufo Momade, veio esta semana a público defender que o Governo deve, de forma imediata, abrir-se para receber apoio militar directo no terreno, apontando países como a África do Sul, o Botswana ou o Zimbabwe, como os que têm capacidades para ajudar.

ACNUR reporta Milhares de deslocados em Pemba
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00

XS
SM
MD
LG