Os insurgentes atacaram e ocuparam, na madrugada, desta quinta-feira, 28, a vila sede do distrito de Macomia, Cabo Delgado, na sua quarta invasão do género, este ano, depois de Mocímboa da Praia, Quissanga e Muidumbe, em abril.
Até o momento não apuramos a dimensão dos danos causados pelo grupo, neste primeiro ataque à sede de Macomia, a principal vila da região, junto à estrada EN380, que liga os distritos mais a norte de Cabo Delgado e a vizinha República da Tanzânia.
Além de ter visto chamas em vários pontos da vila, a população relata disparos de armas pesadas e gritos em vários bairros da vila desde as 5:00 horas locais.
“A população esta refugiada na mata agora. O grupo de insurgentes entrou quando era 1:00 hora da madrugada, mas os confrontos iniciaram as 5:00 horas, e provocaram a fuga descontrolada da população,” disse à VOA, quase que em surdina, um morador que se identificou por Salimo, que se mantinha num esconderijo.
Um outro morador contou que os insurgentes tinham três frentes de ataque, sendo uma na zona de Macomia-sede, a segunda nos povoados de N’nanga, Ceta e Machova, no posto administrativo de Chai, e a terceira na aldeia de Litamanga.
Outros relatos dão conta que o grupo continuava ativo na região até o inicio da tarde.
As autoridades de Maputo, que combatem o grupo descrito como parte do Estado Islâmico, ainda não se pronunciaram sobre o ataque.