Links de Acesso

EUA: Câmara dos Representantes “evita” encerramento do Governo a horas do prazo limite


Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes, fala a jornalistas no Capitólio, Washington, 20 dezembro 2024.
Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes, fala a jornalistas no Capitólio, Washington, 20 dezembro 2024.

Lei segue para votação no Senado e promulgação do Presidente Joe Biden.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos anunciou ter chegado a um acordo sobre um projeto de lei de orçamento que evita o encerramento do Governo.

Depois de duas tentativas falhadas de acordo, o presidente da Câmara disse que foi alcançada uma “peça legislativa muito importante”, mas também um “passo necessário para colmatar a lacuna e colocar-nos naquele momento em que podemos colocar as nossas impressões digitais nas decisões finais sobre os gastos para 2025”.

“Estamos preparados para um grande e importante novo começo em janeiro”, sublinhou Mike Johnson.

A lei segue agora para o Senado, de maioria democrata, e depois da sua aprovação segue para assinatura do Presidente Joe Biden.

A lei estende o financiamento do Governo até 14 de Março, prevê 100 mil milhões de dólares para os Estados atingidos por catástrofes e 10 mil milhões de dólares para os agricultores.

Mike Johnson, disse que os republicanos terão mais poder para influenciar os gastos do Governo no próximo ano, quando terão maioria em ambas as câmaras do Congresso e Trump estará na Casa Branca.

O Congresso não conseguiu aprovar na quinta-feira um projeto de lei de que foi apoiado pelo Presidente eleito
Donald Trump, que aumentaria o teto da dívida, que ele exigiu no último momento.

O novo plano é o mesmo projeto de lei que falhou na quinta-feira, exceto a suspensão do teto da dívida, de acordo com os relatos dos meios de comunicação social.

Fórum

XS
SM
MD
LG