O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a disputa Presidência no Brasil, com 26 por cento das intenções de voto para a primeira volta no próximo dia 7 de Outubro, contra 22 por cento da pesquisa anterior, poucos dias depois de ter sido esfaqueado, revela uma sondagem do Ibope divulgada pelo jornal Estado de São Paulo.
O levantamento mostra também o presidenciável do PSL mais competitivo nas simulações da segunda volta.
Ciro Gomes (do PDT), com 11 por cento das intenções de voto, está no segundo lugar, seguido de Marina Silva e Geraldo Alckmin, com 9 por cento.
Fernando Haddad, anunciado ontem como candidato do PT no lugar de Lula da Silva, que se encontra preso, tem oito por cento das intenções de voto
As quatro simulações da segunda volta colocam Ciro Gomes numericamente à frente de Bolsonaro (40 a 37 por cento), mas dentro da margem de erro, enquanto frente aos restantes há um empate técnico entre o candidato da direita, Bolsonaro, e os demais.
Na pesquisa da semana passada, Bolsonaro perdia para Ciro (44 a 33 por cento), Marina (43 a 33 por cento) e Alckmin (41 a 32 por cento) e tinha empate técnico, com uma vantagem numérica menor, contra Haddad (37 a 36 por cento).
O candidato do PSL também reduziu numericamente sua rejeição, para 41 por cento, ante 44 por cento.
Bolsonaro, no entanto, não fui o único candidato a ver diminuição na rejeição, ainda que dentro da margem de erro. Marina apareceu com 24 por cento (ante 26 por cento), Haddad com 23 por cento (23 por cento), Alckmin 19 por cento (22 por cento) e Ciro 17 por cento (20 por cento).
A pesquisa foi realizada entre 8 e 9 de Setembro com 2.002 pessoas.
Embora tenha sido divulgada depois do levantamento mais recente do Datafolha, publicado na segunda-feira, parte da sondagem feita pelo Ibope foi realizada antes, já que o Datafolha fez suas entrevistas somente na segunda-feira.