O secretário de Estado americano enviou nesta segunda-feira, 11 de novembro, ao Governo angolano uma mensagem de felicitações pelo 49o. aniversário da independência nacional, com destaque para o reforço da "parceria estratégia" entre Washington e Luanda.
"O crescimento da parceria estratégica entre Angola e os Estados Unidos ao longo dos últimos anos tem sido excepcional. Expandimos o comércio e o investimento, aumentámos a nossa cooperação em matéria de segurança, baseámo-nos nos nossos já fortes esforços de colaboração nos cuidados de saúde e reforçámos a nossa relação bilateral", escreveu Antony Blinken que sublinhou o que disse quando visitou Luanda no início deste ano,: "o futuro da América e o futuro de África estão unidos".
Os nossos povos estão unidos, a nossa prosperidade e sucesso estão interligados. Envio os meus melhores votos ao povo angolano no momento em que hoje celebra a sua independência", conclui Blinken.
Em 1975, os Estados Unidos reconheceram a independência de Angola, mas não o Governo do MPLA. .
Depois das primeiras eleições democráticas, em 1992 e da assinatura do acordo de paz com a UNITA, o então Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, reconheceu formalmente o novo Governo de Angola a 19 de maio de 1993.
Em 1991, o então Presidente José Eduardo dos Santos foi recebido numa visita privada em Washington pelo Presidente George H. W. Bush, mas apenas em 1995 ele realizou uma visita oficial aos Estados Unidos a convite do Presidente Bill Clinton.
Em 2023, o atual Presidente João Lourenço realizou uma visita oficial a convite de Joe Biden, que tem previsto viajar a Angola nos primeiros dias de dezembro.
Fórum