O chefe do Governo cessante, Nuno Gomes Nabiam, passa a ser Conselheiro Especial do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, “com direitos e regalias inerentes ao cargo de Primeiro-ministro”.
O decreto foi anunciado este sábado, 12, pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência guineense.
Os registos apontam, no entanto, que esta é a primeira vez, na mais recente história da democracia guineense que um Conselheiro do Presidente da República é atribuído às regalias de um Primeiro-ministro.
Além de Nuno Gomes Nabiam, Umaro Sissoco Embaló nomeou a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional cessante, Suze Carla Barbosa, ao cargo da Conselheira para Política Externa, “com direitos e regalias inerentes ao cargo de Ministro de Estado”.
O até aqui ministro da Defesa, Marciano Silva Barbeiro, foi igualmente nomeado Conselheiro do Presidente da República para assuntos internos “com direitos e regalias inerentes ao cargo de Ministro de Estado”.
Umaro Sissoco Embaló designou o ministro do Ambiente cessante, Viriato Soares Cassama para as funções de Conselheiro para assuntos Climáticos e Ambientais, “com cargo inerente ao Ministro”.
Para a Casa Civil da Presidência da República, o Chefe de Estado guineense nomeia o vice-Primeiro-ministro do Governo cessante, Soares Sambú, considerado um dos seus homens de confiança.
De referir que as nomeações do Presidente guineense acontecem numa altura em que o país está à espera de um novo elenco Governamental, resultante das eleições de 4 de Junho.
Fórum