Vicente Kiazuku, bispo de Mbanza Congo, na província angolana de Zaire, diz não haver dúvidas para ninguém: o tráfico de seres humanos é uma realidade, em Angola.
A revelação de Kiazuku feita à VOA à margem de uma conferência organizada pela Associação Inter-Regional dos Bispos Católicos da África Austral(Imbisa) sobre o tráfico humano e as migrações na região, que se iniciou nesta terça-feira, 1, em Pretória, África do Sul.
Há pessoas que estão a ser traficadas para a vizinha República Democrática do Congo e há pessoas que, daquele país, estão a ser levadas para serem exploradas, em território angolano.
"Há tráfico humano em Angola", enquanto, diz Dom Vicente Kiazulu, bispo de Mbanza Congo, enquanto a antiga directora da Polícia de Investigação Criminal de São Tomé e Príncipe, Vera Cravide, revela que o mesmo acontece no arquipélago.
Cravide, agora afecta à secção de investigação criminal da Procuradoria da República de São Tomé e Príncipe diz que as vítimas são traficadas para Libreville.
A conferência, que decorre em Pretória, capital política da África do Sul, tem como tema central o tráfico de seres humanos e a migração nos países que integram a Imbisa.