Links de Acesso

Biden pode visitar Angola em outubro


João Lourenco, Presidente de Angola (esq) e Joe Biden, Presidente dos EUA, Joe Biden, (dir) cumprimentam-se no Salão Oval da Casa Branca, Washington, DC, 30 de novembro de 2023
João Lourenco, Presidente de Angola (esq) e Joe Biden, Presidente dos EUA, Joe Biden, (dir) cumprimentam-se no Salão Oval da Casa Branca, Washington, DC, 30 de novembro de 2023

O Presidente dos Estados Unidos deve visitar Angola em outubro, cumprindo assim a promessa de que seria o primeiro inquilino da Casa Branca a visitar a África Subsariana, desde Barack Obama em 2015.

Desta forma, Joe Biden dará corpo também à declaração feita na conversa com jornalistas durante a visita de João Lourenço, no dia 30 de novembro de 2023, de que visitaria Luanda neste ano.

Washington Fora d’Horas: Relações EUA-Angola “estão no melhor nível de sempre”, embaixador Agostinho Van-Dúnem
please wait

No media source currently available

0:00 0:29:58 0:00

“Já lá estive e voltarei”, prometeu Biden na altura

A agência Reuters, que avança com a notícia, nesta sexta-feira, 13, cita três fontes conhecedoras dos planos da visita, mas a Casa Branca não comentou.

A Voz da América contactou ontem, 12, a Presidência de Angola por email que, em resposta, também não confirmou a visita.

A viagem, que ainda está a ser finalizada, deverá realizar-se antes das eleições presidenciais de 5 de novembro, disse uma das fontes.

"No melhor momento das nossas relações”

Na quinta-feira, 12, no programa Washington Fora d’Horas, da Voz da América, questionado sobre o nível das relações entre os dois países, o embaixador de Angola nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnen, disse que “estamos no melhor momento das nossas relações”.

O Presidente americano esperava visitar Angola no final do ano passado, mas a viagem foi adiada após o início da guerra Israel-Hamas, em outubro.

Biden prometeu uma parceria mais estreita entre os EUA e as democracias do continente africano, à medida que Pequim investe fortemente na região.

Lourenço na Casa Branca e muitos contactos

O Presidente americano recebeu João Lourenço, na Casa Branca em novembro passado e levantou a perspetiva de uma visita durante a reunião no Salão Oval.

Em maio deste ano, Biden adiantou que planeava fazer uma visita oficial a alguns países africanos em fevereiro de 2025, caso ganhasse as eleições presidenciais.

A marcação da visita foi então antecipada já que Biden abandonou a corrida

Caso se confirme a deslocação a Luanda, Joe Biden será o primeiro Presidente dos EUA a visitar o país rico em petróleo e recursos naturais, disse uma das fontes, após a primeira visita do secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em setembro de 2023.

Biden recebe o Presidente angolano
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:27 0:00

Investimentos

Empenhados em contrariar os enormes investimentos da China em África, os EUA têm apoiado um projeto que liga a República Democrática do Congo, rica em recursos, ao porto do Lobito, em Angola, por via férrea, para contornar o congestionamento rodoviário na rota do cobre e do cobalto.

O Presidente tem sido criticado por não ter visitado nenhuma o pais africano.

Joe Biden e João Lourenço discutem infraestrutura e segurança regional na Casa Branca
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:24 0:00

Em dezembro de 2022, a Casa Branca acolheu a cimeira EUA-África.

De seguida, a vice-presidente Kamala Harris, Kamala Harris, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, deslocaram-se alguns países do continente.

Em 2023, foi a voz do secretário de Estado, Antony Blinken, estar em vários países, entre eles Angola, bem como o secretário de Defesa, Lloyd Austin.

Recorde-se que Luanda vai acolher a 17a. Cimeira Empresarial Estados Unidos-África que se realiza em junho de 2025.

Fórum

XS
SM
MD
LG