Os Grammy Awards decorrem em Los Angeles no domingo, numa celebração que irá homenagear o melhor da música e, ao mesmo tempo, reconhecer os incêndios florestais mortais que devastaram um centro da indústria.
Beyonce vai competir pelo prémio máximo do Grammy para álbum do ano com o seu disco country "Cowboy Carter". A artista nunca ganhou o troféu de álbum, apesar de ter conquistado 32 Grammys na sua carreira, mais do que qualquer outro músico.
Também na corrida para o prémio de álbum do ano estão a mega-estrela Taylor Swift por "The Tortured Poets Department" e Billie Eilish por "Hit Me Hard and Soft".
A cerimónia será transmitida em direto pela CBS a partir das 20h. ET (0100 GMT de segunda-feira) na Crypto.com Arena, no centro de Los Angeles. O comediante Trevor Noah regressa para apresentar a transmissão, que será dividida entre as premiações e angariação de fundos para músicos e outras pessoas impactadas pelos incêndios recentes. Centenas de pessoas do ramo musical estavam entre aqueles que perderam as suas casas no desastre.
"Vai ser um pouco complicado de fazer, mas começo a pensar que vão conseguir", disse Paul Grein, editor de prémios da publicação musical Billboard. Com os incêndios sob controlo, "as pessoas podem respirar fundo e expressar gratidão e alívio por termos ultrapassado isto".
Eilish e os nomeados para o prémio de melhor artista revelação Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Benson Boone e Teddy Swims estão entre os artistas programados para a noite. O espetáculo contará com uma homenagem a Quincy Jones, o prolífico produtor musical que morreu em novembro.
Nos Grammy do ano passado, o marido de Beyonce, o rapper Jay-Z, disse que os eleitores não deram o devido reconhecimento aos artistas negros, incluindo a sua mulher. Os vencedores dos Grammy são escolhidos por 13.000 cantores, compositores, produtores, engenheiros e outros que constituem a Academia de Gravação.
"Não quero envergonhar esta jovem, mas ela tem mais Grammys do que qualquer outra pessoa e nunca ganhou o prémio de álbum do ano. Por isso, mesmo pelas suas próprias métricas, isso não funciona", disse Jay-Z em palco.
"Cowboy Carter" foi visto por especialistas e fãs como uma recuperação e homenagem a um legado esquecido dos negros americanos na música e cultura country. Tornou-se o primeiro álbum de uma mulher negra a chegar ao primeiro lugar da tabela Billboard Top Country Albums quando foi lançado na primavera passada.
O álbum de Beyoncé, no entanto, foi desprezado pelos eleitores dos Country Music Awards nas suas nomeações em setembro.
A nomeação "Cowboy Carter" é a quinta participação de Beyoncé na categoria de álbum do ano. Swift ganhou o prémio quatro vezes, um recorde, incluindo no ano passado por "Midnights".
Beyoncé lidera todas as nomeações para os Grammy deste ano, com 11 nomeações, seguida de Eilish, Charli XCX, Kendrick Lamar e Post Malone, com sete nomeações cada. Swift recebeu seis nomeações e vai apresentar um dos prémios da noite.
Outras nomeações de Beyoncé para os Grammy incluem disco e música do ano pelo single "Texas Hold 'Em".
Os concorrentes ao prémio de música do ano, um prémio para compositores, são Eilish por "Birds of a Feather", Carpenter por "Please Please Please" e Roan por "Good Luck, Babe!"
Na categoria de disco do ano, os nomeados incluem "Espresso", de Carpenter, e o dueto de Swift com Post Malone, "Fortnight".
Fórum