Uma baleia gigante encalhou na madrugada desde sábado, 16, na Praia dos Biques, na Beira, província moçambicana de Sofala, atraindo centenas de pessoas à costa do oceano Índico.
Pescadores e ambientalistas tentam resgatar o animal. As operações iniciaram nas primeiras horas de hoje, logo após populares terem visto a baleia.
Sem meios adequados, limitaram-se a usar baldes para deitar água para manter húmido o animal de 6.5 metros de cumprimento e 1.6 metros de altura, encalhado num banco de areia na movimentada Praia dos Biques.
“Estamos empenhados neste trabalho para a baleia sobreviver e voltar ao mar” disse Hilario Pedro, um pescador local, que se juntou a centenas de outras pessoas que lutam para salvar o animal.
Duas embarcações de pesca tentaram puxar com cordas a baleia para o alto mar desde o início da tarde, quando a maré começou a subir, disse Manuel Ramos, um outro pescador, envolvido na operação.
Carlos Sendela, director provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas de Sofala, disse que trabalhos de resgate continuavam até o princípio da noite.