Links de Acesso

Banco Mundial disponibiliza 150 milhões de dólares para economia rural em Moçambique


Produção de caju em Moçambique
Produção de caju em Moçambique

Programa de Economia Rural Sustentável de Moçambique destina-se a pequenos produtores agrícolas e pescadores, bem como pequenas e médias empresas

O Banco Mundial (BM) anunciou um donativo no valor de 150 milhões de dólares americanos da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) em apoio à primeira fase do Programa de Economia Rural Sustentável de Moçambique.

A decisão tomada na quarta-feira, 9, visa ajudar o país, no âmbito daquele programa com duração de 10 anos, a abordar “alguns dos desafios urgentes enfrentados pelos pequenos produtores agrícolas e pescadores, assim como pelas pequenas e médias empresas (MPMEs) do sector”.

A directora do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Comores, Maurícias e Seychelles, Idah Z. Pswarayi-Riddihough, sublinha na nota que “o meio rural é a base do sustento da maioria da população de Moçambique e é nele onde vive a maioria dos mais necessitados do país”.

O rápido crescimento da população rural coloca, segundo Pswarayi-Riddihough, a cada ano cerca de 450 mil jovens no mercado de trabalho, “o que faz com que o enfoque no crescimento da renda rural seja um imperativo para promover o crescimento inclusivo e prevenir conflitos.”

O programa pretende ajudar os agricultores e pequenos e médios empresários a melhorar a sua produção e gestão e também vai investir em serviços de extensão e infraestruturas básicas resilientes de transporte rural.

O economista-chefe de Agricultura e líder de equipa de trabalho, Diego Arias Carballo destaca, por seu lado, que a expansão económica na agricultura produzirá maior impacto na redução da pobreza em Moçambique.

“No entanto, o potencial do sector continua a ser desafiado pela baixa produtividade, principalmente devido à i adopção de tecnologias, oferta limitada de serviços agrícolas, juntamente com alta sazonalidade na produção, e ainda, o aumento da vulnerabilidade climática”, afirma a nota.

O projecto também terá uma especial atenção nas mulhares rurais que “enfrentam numerosos constrangimentos no acesso a recursos produtivos essenciais, serviços, tecnologia, informação de mercado e financiamento”, segundo Franka Braun, especialista sénior em Gestão de Recursos Naturais e co-líder de equipa do projecto.

XS
SM
MD
LG