Dois aviões da Força Aérea da Rússia aterrissaram no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, na Venezuela, no sábado, 23, com um oficial russo do sector de Defesa e quase 100 tropas, revela a agência de notícias Reuters, que cita um jornalista local.
O repórter Javier Mayorca escreveu no Twitter, que o primeiro avião transportou Vasily Tonkoshkurov, chefe de gabinete das forças terrestres, e que o segundo era um avião de carga carregando 35 toneladas de material.
Um avião Ilyushin IL-62 com passageiros e um avião militar de carga Antonov AN-124 saíram para Caracas, na sexta-feira, do aeroporto militar russo Chkalovsky, parando no caminho na Síria, de acordo com o site de acompanhamento Flightradar 24.
O avião de carga deixou Caracas na tarde de domingo, segundo o Adsbexchange, outro site de acompanhamento de voos.
Uma testemunha da Reuters viu o que pareceu ser um avião de passageiros no aeroporto de Maiquetia, neste domingo.
Os ministérios de Defesa e de Relações Exteriores da Rússia não responderam aos pedidos de esclarecimentos das agências de notícias.
Esta movimentação surge três meses depois de Caracas e Moscovo terem realizado exercícios militares em solo venezuelano, que o Presidente Nicolás Maduro chamou de um sinal de fortalecimento das relações, mas que Washington criticou como uma invasão da Rússia na região.