A população do Cafunfo, na província angolana da Lunda Norte, está alarmada com o que diz ser uma epidemia que está a vitimar crianças.
Moradores disseram à VOA que crianças até cinco anos de idade estão a morrer com febre que não tem sido possível diagnosticar, mas o médico município diz tratar-se de malária
O responsável pela Saúde no município, Katumba, desmente qualquer aumento da mortalidade infantil e diz que as mortes registadas até agora não estão acima do normal e se devem à malária.
O médico afirma que muitas dessas mortes se devem ao facto das crianlças serem levadas para o hospital quando já é demasiado tarde para qualquer tipo de tratamento.
Uma delegação de deputados da Assembleia Nacional visitou o hospital e a deputada da UNITA Clarice Mukinda diz que muitos dos óbitos se devem à falta de saneamento básico.
"Há de facto aqui no Cafunfo muitas crianças afectadas por esta doença não diagnosticada, ainda que achamos que se devem ao consumo de água imprópria e falta de saneamento básico”, disse.
A denúncia de "doença estranha" foi feita pelos próprios moradores.