No Kwanza Sul, os criadores de gado em Mussende vão receber gado para a criação e posterior produção de carne e outros derivados.
Com grandes extensões de áreas cultiváveis, mas sem recursos para desenvolver a agricultura mecanizada, a Cooperativa dos Criadores de Gado do Mussende pode apostar agora numa actividade lucrativa e com ganhos enormes para a população que passará a ter acesso a produtos locais, de qualidade e a melhor preço.
No Mussende, as populações dedicam-se fundamentalmente à agricultura de subsistência, uma vez que a mecanizada é bastante cara.
Por esta razão também, apesar das grandes extensões de terra fértil para a prática da agricultura, apenas em cerca de 25 fazendas há produção de cereais como o milho e soja.
As restantes ficam pela produção de leguminosas e legumes, em pouca quantidade.
Com tantas áreas disponíveis, agora a Cooperativa dos Criadores de Gado do Mussendeos vai receber a ajuda das autoridades para fomentar a criação de gado e a produção de carne, leite e outros derivados.
A iniciativa do Governo de Kwanza Sul, com apoio de Luanda, vai fornecer ainda mais gado aos criadores.
O chefe de repartição municipal da Agricultura e Desenvolvimento Domingos Faustino disse que «nos anos passados tínhamos 109 crias de gado bovino mas em 2009/2010 recebemos alguns bovinos para as cooperativas no âmbito do programa de combate à pobreza, neste momento já notamos melhorias e o Mussende já começa a ter outra imagem na criação de gado bovino».