Links de Acesso

Autoridade tradicional lamenta falta de progressos em melhorar condições das populações de Malanje


 Soberano do reino do Ndongo Buba Nvula Dala Mana “Cabombo”
Soberano do reino do Ndongo Buba Nvula Dala Mana “Cabombo”

O soberano do Reino do Ndongo, Buba Nvula Dala Mana “Cabombo”, lamentou a falta de progressos na melhoria das condições sociais das populações em Malanje.

Rei do Ndondo lamenta situação social das populações de Malanje -2:34
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00

O monarca esteve recentemente na sede do Reino do Bailundo ao encontro do seu homólogo Ekuikui V na ombala mbalundu.

O soberano mencionou especificamente a falta de água e electricidade.

“A preocupação de água na província de Malanje levou sua majestade a visitar o rei do Bailundo e aí encontrou uma diferença em relação a água,”, disse, acrescentando “só dentro da sede da província de Malanje é que tem água, os bairros que a circundam não têm água, não falado dos municípios.

“ A luz na província de Malanje no seu geral é a mesma situação”, acrescentou.

Mukulu-Ya-Ngola é a sede do Reino do Ndongo em Malanje, na comuna Dala Samba, Município de Cahombo, a mais de 100 quilómetros de Marimba não tem estrada e os 2 postos de saúde encerraram por falta de enfermeiros.

“O Presidente da República prometeu fazer tudo que a população precisa, se promete algo para fazer tem que fazer para que a população fique satisfeita", disse.

"O povo está à espera da promessa que o presidente da República, que fazendo fica bem para a população, não fazendo não fica bem para a população”, disse.

“ (Temos) um posto médico na comuna de Dala Samba, temos um posto médico no próprio sector onde está a dinastia do Reino do Ndongo, neste preciso momento os enfermeiros que lá estavam, estavam no sistema de contrato e a Administração não tem condições de pagar esses homens, e retiraram esses homens agora esses postos estão fechados”, lamentou.

O rei Cabombo, com 96 anos de idade lamentou o fraco interesse das autoridades angolanas em conservar o local onde jazem os restos mortais dos reis Ngola Kiluanje e Ginga Mbande.

XS
SM
MD
LG