Links de Acesso

Atletas millionários na defensiva face a onda de assaltos


Angel Di Maria - recordista de casas assaltadas
Angel Di Maria - recordista de casas assaltadas

Angel Di Maria já teve três casas assaltadas. Relógios de luxo e jóias de centenas de milhar de dólares são o principal alvo dos assaltantes.

Atletas profissionais na Europa e Estados Unidos estão a gastar dezenas de milhares de dólares para proteger as suas casas, face a uma crescente onda de assaltos de ladrões bem organizados. Em alguns casos as famílias dos jogadores foram mantidas como reféns.

Nos Estados Unidos, a polícia federal, FBI, emitiu um aviso a todas as ligas desportivas profissionais, alertando que grupos “transnacionais” de ladrões estão a levar a cabo assaltos a casas de atletas profissionais onde se apoderam de dezenas de milhar de dólares em jóias, relógios e cash.

O súbito surto de roubos das residências de atletas americanos parece ser uma imitação daquilo que sucede há meses nas grandes ligas europeias de futebol onde as luxuosas residências de futebolistas internacionais bem conhecidos têm sido alvo de assaltos.

O último caso ocorreu no último fim-de-semana, em França, quando a casa do jogador brasileiro Andrey Santos foi assaltada enquanto Santos jogava pelo Strasbourg, que perdeu com o Lllle por 2-1. O jogador marcou o golo da sua equipa na derrota por 2-1 e quando regressou a casa esta tinha sido assaltada.

A polícia disse que foram roubadas jóias e “outros valores” avaliados em 520.000 dólares.

Os assaltos não requerem grande planeamento, bastando aos ladrões olharem para o calendário dos clubes para terem a certeza que os jogadores não se encontram em casa. Contudo, em pelo menos um caso, envolvendo o futebolista português João Cancelo, a casa foi assaltada quando o jogador se encontrava no interior. Cancelo foi agredido durante o roubo.

Di Maria recordista de casas assaltadas

O argentino Angel Di Maria, que joga atualmente no Benfica, em Portugal, já teve as suas residências assaltadas em três países diferentes.

Em Inglaterra, quando jogava no Manchester United, a sua luxuosa residência com piscina coberta e garagens de estacionamento para três carros, rodeada de relva e árvores foi alvo de uma tentativa de assalto.

O futebolista encontrava-se em casa a jantar quando um grupo de assaltantes tentaram arrombar uma porta, pondo-se em fuga quando soou um alarme.

Ángel Di María
Ángel Di María

Em Paris, quando jogava pelo Paris St. Germain, o futebolista argentino foi obrigado a abandonar um jogo contra o Nantes quando a sua familia foi aprisionada dentro de sua casa por um grupo de assaltantes.

Anteriormente, a casa de outro jogador do PSG, o brasileiro Marquinhos, também já tinha sido assaltada.

Em 2023, dois homens foram condenados em tribunal pelos assaltos de cerca de 40 relógios de luxo, cujo valor ronda os 535.000 dólares.

Di Maria tinha, entretanto, sido transferido para o Juventus em Itália onde a sua casa, na cidade de Turin, foi também alvo de um assalto fracassado. Um dos assaltantes foi preso quando tentativa fugir.

Maior parte dos casos ocorre em Inglaterra

Talvez por ser a liga de futebol mais rica do mundo são jogadoers de clubes ingleses que são as maiores vítimas de assaltos às suas casas.

Jack Grealish, do Manchester City, teve pouco mais de um milhão de dólares de relógios de luxo e jóias roubados de sua casa quando ele efetuava um jogo conta o Liverpool. A sua companheira Sasha Atwood encontrava-se em casa, mas não foi molestada.

Jack Grealish
Jack Grealish

O português João Cancelo, quando jogava também para o Manchester city, teve a sua casa assaltada e foi agredido pelos assaltantes num roubo que ele qualificou de “horroroso”.

Os quatro assaltantes agrediram-no quando ele tentou proteger a sua família e roubaram jóias. “Aterrorizou toda a minha família”, disse, posteriormente, o defesa português.

Outros jogadores da Premier League, que já foram vítimas de assaltos, são Joellinton, do Newcastle, Kurt Zouma, do West Ham, a quem foram roubados relógios de luxo e jóias no valor de mais de um milhão de dólares, e Raheem Sterlling, que teve que abandonar o último mundial no Qatar, onde se encontrava ao serviço da seleção inglesa, quando a sua casa foi assaltada.

Raheem Sterling
Raheem Sterling

A sua mulher e filhos encontravam-se em casa e, seguindo a política, os ladrões levaram relógios de luxo no valor de mais de 300 mil dólares.

Jesse Lingard teve a sua casa assaltada, quando jogava pelo Mancheser United contra o Aston Villa, e o seu ex-companheiro de equipa, Victor Lindelof, foi também alvo de um assalto na sua casa.

A polícia britânica disse que em muitos destes casos os assaltos foram levados a cabo por gangues de criminosos estrangeiros, que abandonam rapidamente o país com o produto dos seus roubos.

Atletas americanos na mira dos ladrões, com namorado de Taylor Swift entre as vítimas

Nos Estados Unidos assistiu-se, nos últimos meses, a uma onda de assaltos a casas de jogadores da liga de basquetebol e do futebol americano.

Patrick Mahomes e Travis Kelce (namorado da cantora Taylor Swifit), do Kansas City, tiveram as suas casas assaltadas, bem como Joe Burrow, do Cincinnati, e os jogadores de basquetebol Bobby Portis, do Milwaukee, e Mike Conley, do Minnesota, entre outros.

Kelce e Taylor Swift
Kelce e Taylor Swift

O FBI emitiu uma nota, afirmando que em alguns casos de roubos os atletas encontravam-se em casa e que nesses casos aconselham os atletas “a evitarem envolver-se em confrontos com os criminosos, porque estes podem estar armados e fazerem uso da violência”.

Grupos organizados “da América do Sul” estão envolvidos e “usam tecnologia... que lhes permite ultrapassar sistemas de alarme, bloquear ligações da internet e desativar sistemas de segurança”, disse o FBI.

Fórum

XS
SM
MD
LG