Links de Acesso

Ativista moçambicano Wilker Dias diz ter sido alvo de tentativa de envenamento


Wilker Dias, ativista e jurista moçambicano
Wilker Dias, ativista e jurista moçambicano

O ativista e presidente da Plataforma Eleitoral Decide Wilker Dias disser ter sofrido uma tentativa de envenenamento por arsénico, um composto branco extremamente tóxico e venenoso, colocado na água mineral que consumiu.

Na sua página no Facebook, Dias afirmou que tudo ocorreu na sexta-feira, 6, mas que devido à ajuda de pessoas ele se recuperou e passa bem.

"Posteriormente tive assistência hospitalar, as detetaram vestígios em quantidades consideráveis de arsénico, um substância colocada na água, é incolor, não tem cheiro, pode causar danos e até a morte", contou Dias que concluiu estar bem e "que a luta continua e vamos continuar a defender os direitos humanos".

Aquele ativista não deu mais detalhes, como, por exemplo, o local do incidente, e nenhuma autoridade se pronunciou.

Moçambique tem vivido dias de confrontos entre manifestantes e as autoridades desde 21 de outubro quando o candidato presidencial Venâncio Mondlane, que disse ter ganho as eleições presidenciais de 9 de outubro, convocou protestos para, segundo ele, "repor a vontade popular".

Ele e o partido que o apoia Podemos recorreram também ao Conselho Constitucional contra os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições que deu a vitória ao candidato da Frelimo à Presidência, Daniel Chapo.

Fórum

XS
SM
MD
LG