Links de Acesso

Ataques norte-americanos matam 16 membros do Estado Islâmico na Somália


Forças de segurança de Puntland após capturarem uma base do Estado Islâmico na cordilheira Cal Miskaad, em Bari (Foto de Arquivo)
Forças de segurança de Puntland após capturarem uma base do Estado Islâmico na cordilheira Cal Miskaad, em Bari (Foto de Arquivo)

Presidente da Somália agradeceu a cooperação das forças dos EUA no combate ao Estado Islâmico

Ataques aéreos norte-americanos mataram 16 membros ao grupo terrorista Estado Islâmico no norte da Somália, disse nesta segunda-feira, 17, um porta-voz das operações de segurança na região de Puntland.

Em entrevista à Voz da América, o brigadeiro-general Mohamud Mohamed Ahmed afirmou que "o ataque levado a cabo pelos nossos parceiros de segurança internacional matou pelo menos 16 rebeldes, incluindo dois membros seniores identificados como os fabricantes de bombas do grupo, e uma fábrica de bombas foi destruída”.

Ahmed acrescentou que as autoridades locais estão a trabalhar para verificar os nomes e as nacionalidades dos fabricantes das bombas.



“O Governo dos Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos, ambos nossos parceiros que nos apoiam na luta contra os terroristas, estiveram envolvidos [nos] ataques de domingo à noite”, sublinhou aquele porta-voz, que indicou que os ataques tiveram como alvo Godka Kunle e Xankookin, duas aldeias na cordilheira Cal Miskaad, na região de Bari, em Puntland.

Mohamud Mohamed Ahmed afirmou ainda que, durante os ataques aéreos, os rebeldes lançaram ataques com drones contra as bases das forças de segurança de Puntland na área.

As autoridades somalis e norte-americanas têm trabalhado para erradicar grupos do Estado Islâmico que estabeleceram esconderijos em zonas montanhosas de Puntland, uma região semi-autónoma no norte da Somália.

O Comando dos EUA para África (AFRICOM) também informou num comunicado hoje ter conduzido um ataque aéreo contra o Estado Islãmico na Somália, no nordeste do país no domingo, matando dois terroristas, de acordo com uma avaliação inicial.

O AFRICOM disse que nenhum civil foi ferido na operação e garantiu que continuará a avaliar os resultados e a fornecer atualizações conforme necessário.

Em Mogadíscio, o Presidente da Somália elogiou os ataques aéreos dos EUA.

ARQUIVO: Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, discursa durante uma entrevista à Reuters, no seu escritório em Mogadíscio, fevereiro de 2024.
ARQUIVO: Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, discursa durante uma entrevista à Reuters, no seu escritório em Mogadíscio, fevereiro de 2024.

“Os últimos ataques de precisão dos EUA contra elementos terroristas em Puntland reafirmam a forte parceria entre a Somália e os Estados Unidos na luta contra o terrorismo”, afirmou Hassan Sheikh Mohamud numa declaração publicada pela Agência Nacional de Notícias Somali (SONNA)

O ataque aéreo de domingo é o segundo realizado pelos militares norte-americanos na Somália neste mês.

C/Mohamed Olad Hassan

Fórum

XS
SM
MD
LG