A esquadra da polícia em Mocímboa da Praia, perto de Pemba, capital da província moçambicana de Cabo Delgado, continua sob controlo de um grupo de homens que desde a madrugada de quinta-feira, 5, entrou na vila e entrou em confrontos com a polícia, disseram fontes locais à VOA nesta sexta-feira, 6.
Comércio e serviços estão fechados e muitos moradores fugiram para as matas, com a polícia e outras forças de segurança a não conseguirem recuperar o controlo da vila.
Uma fonte da polícia na província de Cabo Delgado revelou à VOA que não tem como identificar os autores porque, sequer, consegue encontrar um interlocutor válido.
Há informações desencontradas do número de mortos que varia entre 5 e 10, mas a polícia prometeu pronunciar-se no início da tarde em Maputo.
Na madrugada de ontem, o grupo com armas de fogo e vários materiais contundentes atacou o comando da Força de Proteção dos Recursos Naturais, ligada à Polícia e roubou armamento.
Duas caravanas, militar e policial, foram emboscadas quando tentavam reforçar o contingente na vila.
Informações não oficiais indicam que o grupo supostamente exige a libertação, pela Polícia, de quatro condenados a penas maiores pelo tribunal local por envolvimento com o terrorismo.