28 Dez 2010 - Mais de mil pacientes morreram de HIV/SIDA, Tuberculose e Malária nos hospitais da Província do Namibe durante o ano prestes a findar.
A informação, foi prestada pela Directora Provincial do Namibe de Saúde Josefa Cangombe, no balanço do sector. A relação medico-paciente segundo a responsável do sector de saúde na província, melhorou a estabilidade psicológica dos utentes.
O recrutamento de novos técnicos de saúde para melhor servir a população, com realce nas zonas rurais, está na forja. Josefa Rebeca Cangombe descreve como sendo uma das prioridades para o ano próximo. A revitalização da escola técnica e sua requalificação para o ensino médio, são outros desafios do sector.
O HIV Sida, esta presente em todos Municípios, o Governo segundo a Directora de Saúde, trabalha da educação comunitária sobre as medidas de prevenção e o alargamento dos serviços de tratamento as pessoas com o HIV, sem descriminação.
Quatrocentos e sessenta mil pacientes, afluíram aos serviços de saúde. As doenças diarreicas agudas, a malária, a tuberculose e o HIV Sida, são as principais doenças que preocupam as autoridades sanitárias na Província do Namibe.